Posição de tiro curto visado – Weaver ou Ayoob?

Dependendo do Stopping Power, alguns podem preferir uma ou outra posição.

weaver

Jack Weaver desenvolveu uma técnica que até os dias de hoje é a mais usada para se efetuar disparos visados, o pé esquerdo fica a frente do direito uns 20 a 30 cm, seu ombro esquerdo ligeiramente à frente do direito, a mão esquerda deve fazer uma leve pressão para trás e a direita resistir.

Ray Chapman, campeão de tiro prático, modificou ligeiramente a posição Weaver original, mantendo o braço direito totalmente esticado e o esquerdo dobrado.

Seu corpo naturalmente assume uma posição lateral em relação ao alvo, diminuindo a silhueta.

– Massad Ayoob

isoceleNa posição isóscele, o corpo fica um tanto curvado e de frente para o alvo, as pernas ficam um pouco dobradas com os pés paralelos e ambos os braços esticados para frente, formando assim um triângulo cuja base seria os ombros, uma das mãos empunha e efetua o disparo e a outra apenas apóia.

Ayoob apenas alterou a posição das pernas, flexionando a esquerda mais à frente, enquanto que a direita permanece esticada para trás, o corpo adquire uma maior inclinação frontal, fazendo com que o atirador obtenha um maior controle da arma.

No “Punch-Ayoob” o atirador deve manter a perna esquerda mais à frente do corpo, meio flexionada e a direita para trás, com o punho fechado, dobrado contra o peito e o braço direito, quem empunha a arma permanece estendido enquanto aponta e dispara.

Tiro Instintivo

O tiro instintivo é aquele que é disparado sem o auxílio das miras da arma. Pode ser feito usando-se a arma na altura da cintura ou dos ombros, onde o atirador está com sua atenção voltada inteiramente para o alvo e a arma é disparada como quem aponta com o dedo, instintivamente.

Trata-se de um tipo de tiro que deve ser usado em curtas distâncias, que dificultam o uso das miras.

É um tiro normalmente efetuado quando o atirador está sob pressão, em que a ameaça é próxima e iminente, sendo comum o não uso das miras, uma vez que o atirador está com sua atenção voltada para o que o ameaça.

Deve ser praticado por todos que estão preocupados em desenvolver uma eficiente forma de defesa armada.

Técnicas de tiro instintivo

1) Sykes e Fayrbain

Técnica desenvolvida pelo sargento Willem Ewart Fayrbain, instrutor de tiro da polícia de Shangai e pelo instrutor do Exército Britânico Eric Anthony Sykes, em meados de 1910.
O método desenvolvido por Fayrbain e Sykes consiste em efetuar o disparo com uma mão empunhando a arma e levando-a até a altura do ombro, com o braço estendido, corpo reto e pernas semi-dobradas. A Arma é disparada rapidamente sem o auxílio das miras.

Essa posição é adotada com as pernas e o corpo semi-curvados, porque Fayrbain e Sykes sentiam que essa é uma reação natural do corpo em situação de ameaça iminente.

2) D.B. (Déuxième Bureau)

Técnica desenvolvida pela elite da polícia francesa, semelhante ao de Sykes e Fayrbain, sendo que a mais notável diferença é que o braço esquerdo, no caso de um atirador destro, é estendido com o dedo indicador da mão esquerda também apontando para o alvo.

A precisão do disparo pode ser maior já que ambas as mãos apontam na mesma direção.

3) F.B.I.

Técnica adotada pela polícia federal norte-americana, onde a arma é disparada à altura dos quadris com o corpo e as pernas semi-curvados e o braço esquerdo cruzado sobre o peito, na forma de “proteger” o coração.

4) Bill Jordan

O famoso policial e escritor de arma norte-americano Bill Jordan divulgou seu próprio método de tiro instintivo.

Jordan atira com o corpo e as pernas retas, empunhando a arma e a disparando à altura dos quadris, movimentando, portanto, apenas os braços e o resultado dessa economia de movimentos é uma maior rapidez no disparo.