VISÃO DE TÚNEL

Visão de Túnel

VISÃO DE TÚNEL

O que é Visão de Túnel ? O que você sabe ?

Uma pessoa que experimenta uma situação com um alto nível de estresse, foca a sua atenção de forma exclusiva à tarefa, ou ameaça ou a preocupação principal, vendo claramente a parte central de seu campo visual, perdendo sua capacidade de visão periférica.

Nosso cérebro ajusta rapidamente o foco visual dos nossos olhos sobre o objetivo. Pupilas dilatam e adrenalinas invadem a corrente sanguínea. Neste exato momento entra uma grande quantidade de luz no olho sem que este tenha tempo para se adaptar. Esse aumento de luz afeta a capacidade de observar o que acontece perifericamente e a isto lhe juntamos um estado de hipervigilância, gera a chamada Visão de Túnel.

Embora seja um mecanismo do nosso corpo para garantir a nossa sobrevivência, em certos cenários não é benéfico não ver o entorno. Pensamentos críticos, sentidos, habilidades motoras finas são geralmente limitadas nesse estado.

Para um policial, um bombeiro, um militar sem treino para superar este estado, pode levá-los a cometer erros até fatais. Existem casos como de um policial que durante um assalto atira em seu companheiro, ou de um bombeiro que sem perceber adequadamente o seu ambiente durante o resgate cai em um abismo. Quem entra nessa situação de visão de túnel em uma situação de combate urbano ou não, dificilmente sairá dela com vida. “@Boerelite